segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cortar o tempo


"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."


(Carlos Drummond de Andrade)





FELIZ 2013  !!!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ibovespa fecha o ano com alta de 7,4% (60.952)

O Índice da bolsa (Ibovespa) fecha o ano com alta de 7,4%  aos 60.952 pontos. 

Segundo Marcelo Poli, da Exame.com,  com uma expressiva valorização de 95%, a Hypermarcas (HYPE3)  fecha o período com a maior alta dentre os papéis que compõem o índice. 

 A OGX (OGXP3) termina o ano amargando o posto de maior desvalorização do Ibovespa, com uma queda de 68%.

Vale a pena ler na íntegra:  http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/quem-brilhou-e-quem-micou-na-bolsa-em-2012?page=1




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Você pode pedir ressarcimento por um prejuízo na Bolsa?

Foi publicada uma matéria no jornal Valor Econômico com o titulo " Prejuízo e desconhecimento", onde um investidor alega não ter dado ordem para que um Agente autônomo comprasse a termo uma determinada ação.  Esta na hora das pessoas tomarem conta do seu próprio dinheiro. Conhecimento, vá em busca de informações, estude, não deixe para os outros o que é responsabilidade sua.
Segue a publicação:

"Nervoso e falando sem pausar, o assistente técnico Benedito Fernandes Silveira, de Socorro, interior de São Paulo, contou ao Valor que talvez não veja novamente os R$ 40 mil perdidos em 2008 em operações realizadas por um agente autônomo no mercado a termo sobre as quais, segundo ele, teria sido notificado apenas dias após a execução.
No início de outubro, ele recebeu uma carta da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) avisando que a entidade concordava com a decisão da BM&FBovespa Supervisão de Mercados (BSM) de não ressarci-lo. A BSM é o braço de autorregulação da bolsa que fiscaliza operações com o objetivo de preservar a integridade dos sistemas e proteger os investidores. Silveira e sua esposa, a aposentada Maria Rita Silveira, haviam entrado com recurso contra a decisão da BSM a respeito da reclamação apresentada ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), um instrumento de indenização que pode ser acionado pelo investidor em caso de prejuízo decorrente de falhas das corretoras na intermediação de operações em bolsa ou na prestação de serviços de custódia.
Casos como o de Silveira são recorrentes na BSM. Raras são as decisões que terminam em ressarcimento. Desde que o braço de autorregulação foi criado, em 2007, apenas 10% dos processos resultaram em compensação ao investidor. Esses números servem de alerta aos investidores que se lançam no mercado de ações sem o devido conhecimento. Como a bolsa de valores é uma aplicação de risco, em que se pode tanto ganhar quanto perder dinheiro, é preciso que as pessoas sejam muito cuidadosas na hora de investir.
De forma simplificada, para que haja ressarcimento, é preciso provar dois pontos. O primeiro é que a corretora ou o agente autônomo falhou ou cometeu alguma irregularidade. Em segundo lugar, é preciso ficar explícito que o investidor realmente não tinha conhecimento desses problemas. "Em muitos casos, o cliente reclama porque a aplicação está na carteira, mas ele não deu a ordem [ao agente autônomo]. É a reclamação clássica", afirma Marcos Torres, diretor de autorregulação da BSM.
Mas não basta que o agente tenha realizado uma operação sem a autorização do cliente para que haja ressarcimento, explica Torres. Geralmente, quando há evidências de que existia uma relação de confiança entre agente e investidor, este não é ressarcido, alerta o diretor. Essa relação entre as partes cresce lenta e paulatinamente, à medida que as aplicações são bem-sucedidas.
Segundo Torres, na maioria dos casos tudo começa com o profissional oferecendo a possibilidade de cuidar da carteira do cliente. O acordo é fechado, mas não de forma explícita. Um dia o agente vê uma oportunidade de investimento, mas não consegue falar com o cliente para pegar a autorização. Com base no "acordo verbal", fecha a operação, que acaba sendo lucrativa. "O cliente fica satisfeito e se acostuma com essa dinâmica. A corretora, que ganha com corretagem, também fica satisfeita", diz.
Essa dinâmica funciona até que a estratégia começa a dar errado. Diante de um prejuízo, o investidor reclama e pede ressarcimento. O agente autônomo, de fato, não pode operar sem a autorização explícita do cliente. Mas este não aprovava o mesmo tipo de conduta quando estava ganhando? "O trabalho da BSM, em casos como este, é tentar entender até que ponto o cliente foi conivente", diz Torres. "Se ficar caracterizado que o investidor concordava com a pessoa que operava por ele de maneira sistemática, é muito provável que ele não seja ressarcido".
Os ressarcimentos são incomuns, explica Torres, para não fomentar um comportamento descuidado e arriscado na bolsa. "Certamente, se o investidor tivesse a garantia de ressarcimento em caso de perda, ficaria mais relaxado com relação ao risco", afirma. Isso não significa que se a BSM encontrar irregularidades cometidas pelas corretoras ou por seus agentes, elas não sofrerão punições. Por exemplo, os agentes não podem prestar serviços de administração de carteira ou de análise. Caso seja constatado que isso aconteceu, a BSM pode abrir um processo administrativo sancionador contra a corretora à qual está vinculado o agente. Ela pode ser advertida, multada, suspensa por três meses ou inabilitada por no máximo dez anos, ainda que a decisão tenha sido pelo não ressarcimento do investidor.
O depoimento de Silveira e Maria Rita no processo da CVM diz que as operações a termo foram realizadas por sugestão de Marcelo Vieira, agente autônomo da Elite Corretora que também se apresentava como gerente comercial, de acordo com o documento. Em 25 de março de 2008, Vieira teria realizado uma operação de compra a termo de 3 mil ações da Cesp sem a autorização do casal. No depoimento consta ainda que os investidores sabiam de todas as operações realizadas por Vieira, exceto daquela compra a termo das ações da Cesp, sobre a qual foram notificados somente alguns dias após a execução. Em entrevista ao Valor, Silveira alega que Vieira, supostamente um agente autônomo da Elite, disse que "poderia deixar que ele tomaria conta do negócio". "Foi quando Marcelo começou a negociar sem nem me consultar", afirma.
Segundo o processo, a Elite argumentou que todos os negócios foram reconhecidos por Silveira, com exceção de um, e que ele tinha "pleno conhecimento da operação questionada, pois, em 25 de março de 2008, às 18h16, Vieira enviou um e-mail de confirmação da operação ao investidor". Além disso, o cliente teria assinado um contrato se responsabilizando por prejuízos. Já o relatório da auditoria da BSM revela que as ordens de Silveira eram transmitidas ao agente verbalmente e não há gravações telefônicas. Na época, a gravação de conversas era facultativa. Hoje, trata-se de uma obrigação das corretoras.
Otto dos Santos, diretor-presidente da Elite, nega que Vieira era agente autônomo da corretora. "Ele foi meu funcionário", diz. O executivo garante também que havia alertado Silveira acerca dos riscos da renda variável. Lembra ainda que, segundo um relatório, o investidor operava em outra corretora, fazendo operações de 'day trade' e a termo, além de participar de ofertas públicas de ações. "Não é nenhum inexperiente", afirma.
Neste ano até outubro, 41,7% das reclamações apresentadas à BSM estavam relacionadas a problemas com liquidação extrajudicial de instituições. Em segundo lugar, aparecia "Agente Autônomo", com 24,2%. Até agosto, contudo, quase metade das reclamações tinha relação com a atuação de agentes. Segundo a BSM, o crescimento de processos atrelados à "Liquidação Extrajudicial" nos últimos meses deve-se a reivindicações de clientes da Diferencial Corretora, cuja liquidação foi anunciada pelo Banco Central (BC) há cerca de quatro meses.
Em casos de encerramento de atividade de corretoras, se o cliente tiver dinheiro em conta na instituição que não estava alocado em ativos pode pedir ressarcimento ao MRP. O teto a ser recebido é de R$ 70 mil. Transações feitas no mercado de balcão organizado não contam com esse mecanismo de proteção, tampouco prejuízos decorrentes de oscilações de preços. "O que se espera do investidor é um mínimo de diligência com o seu dinheiro, que ele desconfie quando se deparar com operações não autorizadas, que pergunte o que é tal aplicação, do que se trata etc...", afirma Torres, da BSM."
Fonte: Valor Econômico


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pagamento de dividendos

Muita gente compra ações para receber os dividendos que a empresa paga, pensando em vende-las no dia seguinte. Se você já se sentiu tentado em fazer o mesmo, assista o vídeo publicado por Osney Cola da Equipe Trader e veja porque não vale a pena seguir essa estratégia.

http://www.youtube.com/watch?v=wxPgmLnX5AE&feature=relmfu




Você pode!

É esse meu maior objetivo. Mostrar para pessoas comuns que elas podem sim, investir em ações, administrar seu dinheiro com sucesso, desde que busquem o conhecimento. E pode ter certeza, não é difícil, precisa ter disciplina e controle emocional.
Leia nesta matéria, histórias de sucesso com pessoas que não são do mercado financeiro.

http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/aprenda-a-investir-em-bolsa-com-professores-nada-usuais_124776.html


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Profissão Trader


Profissão trader: conheça mais sobre a função e o mercado de atuação


"O trader é um profissional do mercado financeiro que está em crescimento e tem grande potencial de ganhos. O profissional deve ter algumas habilidades específicas, conhecimento do mercado financeiro e técnico de ações e fundos para obter melhores resultados para a empresa ou corretora e para uma remuneração “interessante”."










Vale a pena ler na íntegra:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Livros

Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 
 
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga. 


Vamos ler?

Veja a dica de Raphael Figueredo de livros de análise técnica: 


Teorias econômicas

Para um grupo de economistas, a economia em rede ajuda a prever as mudanças nas relações econômicas pós-internet - uma evolução de duas teorias bastante conhecidas.

SÉCULO 19
O HOMEM ECONÔMICO RACIONAL
A teoria parte do princípio de que os seres humanos tomam suas decisões analisando aspectos estritamente racionais, como a relação custo-benefício. Em estudos de relações econômicas, o "homem racional" ainda é o modelo mais usado.

SÉCULO 20
ECONOMIA COMPORTAMENTAL
A partir dos anos 70, a economia se espelhou em alguns aspectos comportamentais da psicologia para entender as decisões econômicas. Além de dados objetivos, comprovou-se que as ações do indivíduo também  são influenciadas por aspectos subjetivos, como a emoção, a intuição e até a religião.

SÉCULO 21
ECONOMIA EM REDE
A teoria prevê que os indivíduos não devem ser tratados como seres independentes. Estão ligados a diversas redes sociais, sejam elas físicas ou virtuais. Na era da internet, o "efeito manada" tornou-se tão importante quanto os aspectos racionais e comportamentais para a análise das decisões econômicas.



(Revista EXAME - Edição 1025 ano 46 n° 19  - 03/10/2012)




domingo, 28 de outubro de 2012

CVM realiza encontro com investidores


Evento pretende abordar temas como educação financeira e formas de investimentos

Por Gabriella D'Andréa 

SÃO PAULO – A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) realizará, em parceria com a Escola de Educação Financeira da Rioprevidência, o evento “Encontro com investidores” no dia 7 de novembro no Hotel Windson Guanabara, no Rio de Janeiro. Os temas abordados serão: planejamento financeiro, precauções para os investidores, educação financeira e formas de investimentos.
Estarão presentes no evento os membros do Tesouro Nacional, da Rioprevidência e do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), assim como a jornalista Mara Luquet e a psicóloga econômica Vera Rita Ferreira.



Os interessados devem se inscrever através do e-mail inscrição.cvm@q2eventos.com.br

Confira a programação completa do evento: 
14h
Abertura
 CVM e Rioprevidência 
 14h30 - 15h10
 Planejamento Financeiro 
 Conceitos básicos e alternativos do cenário atual 
 Alexandre Canalini (IBCPF)
 15h10 - 15h50  
 Psicologia econômica e educação financeira
 Conhecendo suas emoções para poupar e investir melhor
 -Como tomamos decisões
 -O papel das emoções nesse processo 
 -Ciladas psicológicas mais comuns e como tentar evitá-las
 Vera Rita Ferreira
 Psicóloga econômica
 15h50 - 16h20
 Como investir
 Conceitos básicos sobre o mercado de capitais
 -O papel da CVM e dos participantes do mercado
 -Direitos do investidor
 -Cuidados ao investir: golpes e irregularidades
 -A quem recorrer se tiver problemas 
 Luis Felipe Loblanco (CVM)
 16h20 - 16h40 
 Intervalo
 16h40 - 17h00
 A escola de educação financeiro do Rioprevidência
 Marcelo Fresteiro (Rioprevidência)
 17h00 - 17h40
 O Tesouro Direto
 André Proite (Secretaria do Tesouro Nacional) 
 17h40 - 18h40
 Palestra de encerramento 
 Mara Luquet (Jornalista) 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Infomoney: 4 lições da crise

Jonathan Burton, colunista do site Market Watch descreve 4 lições que podemos tirar com a crise de 2008:

1)  Diversificar sempre ajuda
2)  Esteja seguro no auge da crise
3) Gestores não podem lhe salvar de um mercado em baixa
4) Cuidado com pensamentos extremos




Vale a pena ler na íntegra:
http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2585183/licoes-crise-para-quem-investe

terça-feira, 16 de outubro de 2012

sábado, 13 de outubro de 2012

BM&FBovespa não muda horário

A BM&FBovespa manteve os horários de negociação durante o horário de verão, que começa no próximo dia 21 de outubro no País. Conforme o comunicado, a partir do dia 22, o pregão de pré-abertura se mantém das 9h45 às 10h, e a sessão contínua de negociação permanece das 10h às 17h.





Ler na íntegra:
http://blogs.estadao.com.br/economia-tempo-real/2012/10/08/horario-de-verao-nao-altera-pregao-regular/

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Market Trends - 2ª edição

Hoje, no Hotel Renaissance em SP, aconteceu a 2ª edição do Market Trends, organizado pela XP Investimentos. Os palestrantes Gabriel Leal e Marcelo Maziero  falaram sobre as tendências e perspectivas para o mercado nacional. Segundo Marcelo, o governo esta engajado na questão da educação financeira e a BM&FBovespa esta investindo cerca de 1 Bilhão em infraestrutura. Assessores de investimentos estarão no centro deste movimento. Vai surfar essa onda quem estiver preparado e no lugar certo!
Já Andrew Rudd, falou de como se desenvolveram os mercados de distribuição nos Estados Unidos.


Obrigada XP Investimentos, o evento foi ótimo!





domingo, 23 de setembro de 2012

Análise Técnica Pré-Apocalíptica


Mesmo quem não opera no mercado financeiro, alguma vez já deve ter tido a oportunidade de ver algum gráfico de análise técnica. Com estudo e dedicação, é possível compreende-los. 

Para Alexander Elder, trader e psiquiatra, a análise técnica é psicologia social aplicada. Seu objetivo é identificar tendências e mudanças no comportamento das multidões, a fim de tomar decisões inteligentes sobre as operações no mercado.

Porém, sabemos o quanto é estressante ficar observando os gráficos e ter que tomar decisões como comprar, vender, colocar stop, manter ou não suas posições.

Há alguns dias venho acompanhando pelo facebook, um trader e  analista com um perfil bem diferente. Com bom humor, Dudu Parasita, vem inovando em suas análises, verdadeiras obras de arte (rsrsr) que ajuda a descontrair e ver o mercado de uma forma engraçada.

Obrigada Dudu Parasita, por  proporcionar  momentos de “leveza” em um cenário  tão tenso e autorizar a postagem de suas análises em meu blog!




PADRÃO ASA DO MORCEGO
Maior confirmação possível da iminência de CB's.





 PADRÃO TERREMOTO JAPONÊS
Como podem ver claramente, o epicentro foi logo após o Cubo Mágico de Baixa...



PADRÃO TOBOGÃ COM TACHINHAS
Padrão altamente doloroso...
Se comprar um bilhetão da brincadeira, vai escorregar e lascar o lombo!

   


                                          MOTOCROSS ASSASSINO
                                          Muito inorado por pelés, que sempre acreditam que irão conseguir 
                                          sobreviver ao Mortal na LTB (Linha de Tombo Baiano)



Padrão FESTA NA ROÇA:
Só brinca de balão quem conseguir pular a fogueira.



PADRÃO TESOURINHA -  Padrão de desespero e dor.
Quando você compra o "fuguetão" a Tesourinha surge e corta os preços em 50%.



PADRÃO BARATA TONTA
Padrão de desespero e alucinação.
Porrada na feira! Cada um corre prum lado!
Confirmado o Padrão, é extermínio total de quem ficou rodando...


NUVEM MUITO NEGRA 
Padrão devastador de Mercados. Não adianta se esconder, é raio pra tudo que é lado!



PADRÃO E.T. ABANDONADO DA VIA LÁCTEA
Padrão de catástrofe mundial...
O dedo vermelho e grosso do ET desce piscando, rasgando e empalando tudo e a todos.....


Expo Money 2012

Sexta-feira, 21/09, visitando a Expo money em São Paulo






Palestra do André Moraes




Alan Viana entrevistando o Fly



Palestra : É possível uma educação emocional?



 Stand da BM&FBovespa



Riva dando palestra sobre Trading Systems



A Clear reproduziu um "pit", espaço que havia na BM&F para separar as rodas de negociação. Palestra com Fernando Góes.



Palestra do Didi Aguiar


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Candlestick


Os candlesticks surgiram no Japão em meados do século XVIII, nas antigas bolsas de arroz de Osaka por um trader chamado Munehisa Homma e foi trazido ao ocidente por Steve Nison, um trader norte-americano, no início da década de 1980.Com esse estudo, é possível verificar sua tendência para o fechamento positivo ou negativo e que podem formar padrões de reversão. São formados por quatro preços: o de abertura, o máximo, o mínimo e o preço de Fechamento. Segue exemplo abaixo:

Candle1.gif

O candle é composto por 2 partes: corpo e sombras. O corpo (parte mais larga da figura acima), é a variação entre a abertura e o fechamento do preço durante a negociação da ação. Por exemplo, o candle branco (de alta) começou com um preço baixo e teve o preço de fechamento mais alto que o da abertura. O candle preto (de baixa) tem o valor do fechamento mais baixo que o da abertura, portanto o preço sofreu uma queda. Cada candle pode ser representado por um período, como um minuto, uma semana, um ano, dentre outros. As sombras são as linhas finas acima e abaixo do corpo que mostram os valores máximo e mínimo que os preços alcançaram. 
Alguns exemplos:

Tipos de Candles
 
Candle3.gif

Doji: Não é um candle de reversão. Não tem corpo, ou é quase mínimo, pois desde a abertura 
até o  fechamento varia, mas acaba fechando no mesmo lugar.


Candle4.gif

Martelo (ou Hammer): É parecido com o desenho de um martelo. Pode ser branco ou preto, possui
uma longa linha inferior com o corpo na parte superior da sombra (   a  sombra deve ser  pelo  menos 
duas vezes maior que o tamanho do corpo). Significa que surgiu devido a uma tendência de baixa, 
portanto provavelmente o próximo candle se reverterá para tendência de alta.

Candle4.gif

Enforcado: Parecido com o martelo, mas   aparece   depois   de   um   movimento de alta, portanto

provavelmente o próximo candle se reverterá para tendência de baixa. Pode ser positivo ou negativo.

Candl6.gif

Martelo Invertido (Inverted Hammer): Também possui um corpo pequeno e uma sombra longa, 
porém na parte superior. Tem uma potencial inversão de tendência, de baixa para tendência de alta. 
Se o período seguinte abrir acima do corpo do martelo, ou seja, acima do preço de fechamento do 
período imediatamente anterior, os vendidos devem cobrir suas posições e a tendência se reverte.

Candl6.gif

Estrela Cadente: Parecido com o martelo invertido. Aparece nos topos após o movimento de alta 
e representa reversão baixista. Pode ser positivo ou negativo.


Análise com dois ou mais candlesticks

Candle7.gif

Nuvem negra (Dark Cloud): É formado por 2 candlesticks, um branco seguido de um preto, os 
dois devem ter os corpos compridos com pequenas sombras. O candle preto deve ter a abertura 
mais alta que o fechamento do candle branco. O primeiro período é de uma alta forte. O segundo 
candle abre com um gap de alta, com o preço acima do fechamento do período anterior, porém 
com o decorrer do período, os preços vão caindo e o candle fecha abaixo do período anterior.

Candle8.gif

Harami (mulher grávida): Possui esse nome, pois parece que o segundo candle, geralmente uma 
estrela, está dentro do corpo do candle anterior, o que lembra uma mulher grávida. Representa a 
diminuição da volatilidade. O Harami Cross possui uma intensidade maior, portanto o segundo 
candle é representado por um Doji. Harami de baixa – após tendência de alta reverte para baixa.

Candle9.gif

Engolfo: É um movimento raro que pode aparecer na tendência de alta ou de baixa, é um sinal
 de reversão, os candles apresentam cores opostas. O corpo do segudo candle deve envolver
 (engolfar) completamente o corpo do primeiro (não precisa engolfar a sombra, só o corpo).

Candle91.jpg

Dark- Cloud: É um movimento que sinaliza uma reversão após a alta para baixa. Aparece no
 topo. O primeiro candle é branco e penetra mais da metade do segundo candle, que é negativo.

Candle92.gif

Piercing: Ao contrário do Dark Cloud, aparece no fundo e é um movimento de reversão de baixa . 
O primeiro candle é negativo e ele penetra mais da metade pelo segundo candle, que é positivo.

Candle93.gif

Bebê abandonado: Tanto no topo quanto no fundo, pode reverter tendência. Aparece quando tem
 um gap que em seguida torna um candle pequeno, parecendo um bebê e depois tem outro gap 
formando outro candle pequeno que parece abandonado.



Modelo de gráfico de candles:



Fonte: ADVFN





quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Começa hoje a Expo Money São Paulo


Veja a grade de palestras



Grade de Palestras São Paulo

Você concorre a R$1.000,00 em ações nas palestras marcadas com $ Veja!

Selecione: Quinta, 20/09 | Sexta, 21/09 | Sábado, 22/09 | Todos
Quinta, 20/Setembro
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 5Sala 6Sala 7
13:50 - 15:00
Sobrou dinheiro! E agora?
Luis Carlos Ewald
Sr. Dinheiro do Fantástico
14:30 - 15:20 
Acompanhe o Mercado Ao Vivo
Leandro Martins
Analista - CNPI
OO - OO
Siga o $ : Em todas as palestras que o $ está presente
Você concorre a 1.000,00 reais em Ações
Atenção !!!
14:00 - 14:50
Cenário Macroeconômico
$
Ellen Regina Steter
Bradesco
00 - 00
Visite o Talk Show e a Arena temática Entrevistas e Palestras Durante o dia todo
Confira nas Áreas de Exposição
15:00 - 15:50
Franchising como opção de investimento
Paulo Mauro
Global Franchise
14:20 - 15:20
Fundo de Pensão: Saiba como planejar um futuro melhor
Leandro Tavares
Diretor do ICSS
15:40 - 16:30
Aprenda a Investir no Tesouro Direto

Tesouro Nacional
16:00 - 16:50
Contax: Estratégia, Desempenho e Perspectivas
$
Marco Schroeder CFO
Relacionamento com Investidores
15:00 - 16:00
O papel do gestor nos fundos de Investimento. Riscos e oportunidades.
Daniel Ávila - Diretor
Comparação de Fundos
15:50 - 16:40
Análise técnica para iniciantes
Gabriel Mollo
investBolsa
15:30 - 16:20
A CVM e o Mercado de Capitais
Gilson Nascimento Maia
Comissão de Valores Mobiliários
16:40 - 17:30
Souza Cruz: Crescimento Sustentável
$
Jurema Mellone.
Relações com Investidores
15:20 - 16:30
Conheça a SulAmérica . O maior grupo segurador independente do Brasil
$

Relações com Investidores
17:20 - 18:10
Risco amigo ou inimigo? Papo com autores da coleção Expomoney
Jurandir Macedo e Martin Iglesias
Consultores e Escritores
17:00 - 17:50
Eu mereço Ter Dinheiro - Finanças para Mulher
Reinaldo Domingos
Dsop - Educação Financeira
17:00 - 17:50
Como Investir em AÇÕES
José Alberto Netto Filho
BM&FBovespa
17:00 - 17:50
TOTVS – A Maior Empresa de Software de Gestão da América Latina
$

Relações com Investidores
16:40 - 17:30
Os melhores fundos do país e suas diferentes estratégias
Fabio Frugis e Marcelo Elaiuy
Magliano Corretora
17:40 - 18:30
Sua carreira X Sua poupança - A relação entre risco e retorno no mercado de trabalho
Luiz Mariano
FLOW Executive Finders
17:30 - 18:20
Vale: Criando valor para o acionista
$
Andrea Gutman
Relações com investidores


18:20 - 19:10
Conheça a MILLS. Há 60 anos suportando a construção no Brasil
$

Relações com Investidores
18:00 - 18:50
9 anos de DAY-TRADE
Andre Moares
Rico.com.vc


17:50 - 18:40
Análise Gráfica Avançada: Para investidores Atuantes
Investidor Convidado
Nelogica
18:40 - 19:30
WEG 2020: Novas tecnologias e atuação global .
$

Relações com Investidores


19:10 - 20:10
Abertura Oficial - EXPOMONEY 2012
&
Palestra Magna com o Economista
Luiz Carlos Mendonça de Barros
---------------------
19:30 - 20:20
A evolução do Trade - Do pregão ao High Frequency
Mauro Benati e José Luis Rosseto
Ex-Scalpers BM&F e Diretores da Clear Corretora
19:00 - 20:20
Fundamentos para investimentos em ações
Moisés Spritzer
FGV
19:00 - 19:50
Petrobras: Visão Geral e Plano de Negócio e Gestão
$
Hélder Leite
Relacionamento com Investidores
19:10 - 20:00
Estratégias de investimento para negociar melhor no Tesouro Direto
Marcelo d’Agosto
Blog "O Consultor Financeiro" do Valor Econômico
OO - OO
Visite o Talk Show e a Arena temática Entrevistas e Palestras Durante o dia todo
Confira nas Áreas de Exposição 
19:20 - 20:10
Macroeconomia: fundamentos e mercados
$
Hamilton Moreira Alves
Banco do Brasil
20:20 - 21:20
O que esperar da próxima década
Luiz Carlos Mendonça de Barros
QUEST Investimentos
20:30 - 21:20
Os 10 maiores erros do investidor Iniciante
Leandro Martins
Analista CNPI
20:30 - 21:20
Como iniciar seu império imobiliário com pouco dinheiro .
Richard Rytenband
Economista e Professor de Finanças
20:00 - 20:50 
Renova Energia : A Maior Empresa de Energia Eólica da América Latina
$
Pedro Pileggi – CFO
Relações com Investidores
20:10 - 21:00
Armadilhas: consumo, dívidas e investimentos
Márcia Tolotti
moddo.com.br
19:50 - 20:40
Gráfico: O melhor amigo do investidor; Mercado de ações, opções e futuros
Wagner Caetano
investBolsa
20:20 - 21:10
Faça um teste Drive para sua Aposentadoria!
Augusto Sáboia
Consultor
Sexta, 21/Setembro
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 5Sala 6Sala 7
13:40 - 14:40



14:20 - 15:10
Liderança em tempos de crescimento e mudança".
Marcelo Jabur
FGV
00 - 00
Siga o $ : Em todas as palestras que o $ está presente
Você concorre a 1.000,00 reais em Ações
Atenção !!!
14:30 - 15:20
Psicologia e Dinheiro
Marcia Tolotti
moddo.com.br
OO - OO
Visite o Talk Show e a Arena temática Entrevistas e Palestras Durante o dia todo
Confira nas Áreas de Exposição 
14:40 - 15:30
Desenvolvimento pessoal como alavanca para o sucesso
Adriana Kalil
Psicóloga e Diretora do Nepacc
15:00 - 16:00
Felicidade e sucesso no trabalho: de quanto dinheiro preciso?
Prof. Luis Eduardo Machado
FGV
16:00 - 17:30
AES Brasil : Forte atuação no setor Elétrico
$$
Clarissa Sadock
AES - BRASIL
16:20 - 17:10
Esquemas mentais e autonomia financeira.
É possível uma educação emocional?
Miriam Rodrigues
Psicóloga Clínica
15:30 - 16:20
TIM: A força inovadora da operadora de Telecom que mais investe no país
$
Rogerio Tostes
Relações com Investidores
15:40 - 16:40
Carreira,Liderança e sucesso Profissional
Daniel Kroeff
FGV
15:00 - 15:50
SLC Agrícola : gerando valor através da agricultura e desenvolvimento de Terras
$

Relações com Investidores
16:00 - 16:50
Educação Financeira como uma nova Profissão
Reinaldo Domingos
Dsop - Educação Financeira
16:20 - 17:10
Cenário Macroeconômico
Carlos Alberto Sardenberg
Comentarista Econômico da TV Globo
17:00 - 17:50
Operando com Trading Systems na Bolsa de Valores
Rivadavila Malheiros
CMA
17:20 - 18:10
O que (não) Fazer na Hora de Pagar IR de Ações?
Max Ricardo Mieto Camilo
Banco do Brasil
17:00 - 17:50
Como investir no Tesouro Direto
Adonias Evaristo Filho
Tesouro Nacional
17:00 - 17:50
Perspectivas para a Economia Brasileira em 2013
Prof. Rogério Mori
FGV
17:10 - 18:00
Você sabe negociar?
(No Dia a Dia)
(Na carreira)
(Na Empresa)
Claudio Rocha Miranda
Prof - FGV de negociação e economia,
17:00 - 17:50
Saí do Buraco - Administrando a sua vida Financeira
FLY - Diretor e Coreógrafo da Rede Globo
saidoburaco.com.br
17:30 - 18:40
Casos de Sucesso no Mercado de Ações

Investidores Convidados
18:00 - 18:50
Terras Agrícolas: Uma Oportunidade de Investimento.
$
Julio Piza, CEO - BrasilAgro
Relações com Investidores
18:30 - 19:20
Live TIM : Nasce a nova internet brasileira
Rogerio Takayanagi
TIM Brasil


18:10 - 19:00
Análise Técnica para Operações Estruturadas
Fernando Góes, CNPI
Clear Corretora
18:00 - 18:50

18:00 - 18:50
Preocupações com a aposentadoria: Desvendando o enigma da longevidade
Julio Cardozo
FGV
19:00 - 19:50
Entre a Bolsa e a Praia? Os dois.
DIDI o Grafista
Doji Star
18:50 - 19:40
“As novas relações de trabalho e os desafios do executivo global”
Stela Campos
Valor Econômico
19:30 - 20:20
Falando Bem em Público
Alkíndar
Escritor e Consultor de Empresas
19:10 - 20:00
Por que investir em Previdência?
Ronaldo de Oliveira Terra
Brasilprev
19:20 - 20:10
Um Player Global em Açucar, Amido e Bioenergia
$
Tereos Internacional
Felipe Fernandes Mendes
19:10 - 20:00
As melhores AÇÕES para 2012/2013
Henrique Kleine
Magliano Corretora
19:30 - 20:20
“1 -3 -6 -9, o código do seu sucesso financeiro”
$
Martin C. Iglesias
Itaú Unibanco
20:10 - 21:00
Encantadores de Vidas As lições de Nuno Cobra e Monty Roberts para uma vida plena e vitoriosa
Eduardo Moreira autor do best-seller
-------------
Geração Futuro
20:00 - 21:00
Como escolher um fundo de investimento?
Marcelo d’Agosto
Valor Invest
20:20 - 21:10
Coaching : Para o seu sucesso Financeiro
José Roberto - Presidente do IBC
IBC - Instituto Brasileiro de Coaching
20:10 - 21:00
Família, afeto e finanças
Angélica Rodrigues Santos - Psicóloga
Libratta Finanças Pessoais
20:20 - 21:10
Finanças Pessoais
Alexandre Strutz
FGV
20:10 - 21:20
Eu quero ser rico
Bastter
Mais Educa
20:20 - 21:10
Dinheirama.com - O hobby que virou trabalho e vice-versa
Empreendedorismo na Internet
Conrado Navarro
Sábado, 22/Setembro
Sala 1Sala 2Sala 3Sala 4Sala 5Sala 6Sala 7
13:00 - 14:20
Carreira e Emprego
Max Gehringer
Comentarista da CBN
14:20 - 15:10
Meu bolso em dia na estrada
Prof. Dr. Ricardo Humberto Rocha
Participação dos atores , Mariana Moraes e Sergio Zanck.
OO - OO
Siga o $ : Em todas as palestras que o $ está presente
Você concorre a 1.000,00 reais em Ações
Atenção !!!
OO - OO
Visite o Talk Show e a Arena temática Entrevistas e Palestras Durante o dia todo
Confira nas Áreas de Exposição 
1 - 13:30

14:10 - 15:00
A Cabeça do Investidor
Vera Rita de Mello
Psicologia Econômica / Fipecafi
13:40 - 14:30
A CVM e o Mercado de Capitais
Gilson Nascimento Maia
Comissão de Valores Mobiliários
15:10 - 16:10
Empreendendo para criar a sua própria sorte
Bel Pesce - Autora do Livro
A menina do VALE
15:30 - 16:20
Cérebro Gastador: Um manual de instrucão Jurandir Macedo Itaú Unibanco
Jurandir Macedo
Itaú Unibanco
14:00 - 15:00
Finanças Pessoais Banco Bradesco
Mário Petronilho
Banco Bradesco
14:40 - 15:30
Análise Gráfica operações para semana
Wagner Caetano
investBolsa
14:40 - 15:30
O Sucesso Usa Salto-Alto: Guia Prático da Mulher Investidora.
Miriam Santos da Silva
FAU
15:20 - 16:20
Educação Financeira ao Alcance de Todos
Dimitrios Asvestas
Dsop - Educação Financeira
15:00 - 15:50
Com queda dos juros, a bolsa entrará no cotidiano dos brasileiros
André Rocha
Blog "O Estrategista" do Valor Econômico


16:30 - 17:20
Recentes decisões do FED e BC Europeu: qual o impacto nos seus investimentos?"
$
Alvaro Bandeira e Sandra Blanco
ÓRAMA
15:40 - 16:30
Como levar cada vez mais dinheiro e amor ao seu lar
Rogério Olegário do Carmo
Libratta - Finanças Pessoais
16:00 - 16:50
A força da Brasil Foods.
$
Edna Biava
Relações com Investidores
16:00 - 16:50
Estratégias para montar uma carteira de sucesso
José Cataldo
Bradesco - Ágora
16:00 - 16:50
O Mercado de Luxo
................................ Mercado Imobiliário no Exterior
Bruno Pamplona
BSD Equities
16:10 - 17:00
Você sabe o risco de sua carteira de Ações ?
( Análise Técnica )
Andre Neves
Magliano Corretora
17:00 - 18:10
BRASIL & Situação Global
Ricardo Amorim
Ricam


17:10 - 18:00
Empreendedorismo Decolando para o Futuro
Glauco Cavalcanti
Prof Negociação FGV
17:00 - 17:50
Finanças Pessoais
Ian Cristani
investEducar
17:00 - 17:50
Como tirar proveito dos fundos imobiliários
Marcio Verri e Carlos Martins
Kinea – Uma empresa do Itaú Unibanco
17:20 - 18:10
Disciplina e Previsibilidade para Traders
Fernando Góes, CNPI
Clear Corretora
17:00 - 17:50
Como Investir em AÇÕES
José Alberto Netto Filho
BM&FBovespa
18:30 - 19:20
A Nova Regra do Jogo:
O que Você Deveria Saber e Não Sabe Sobre Seus Produtos Financeiros
Rafael Paschoarelli
Prof - FEA USP
18:00 - 18:30
Lançamento da ABEFIN

ABEFIN
18:10 - 19:00
Utilização do coaching para seu planejamento patrimonial
Getúlio Barroso de Sousa
GPF Consultoria
18:00 - 18:50

18:20 - 19:10
Fundos Imobiliários - Conflitos de interesse e como zelar pelo patrimônio dos investidores
Daniel Resende - Diretor
Comparação de Fundos


18:10 - 19:00
Você e seu dinheiro, felizes para sempre
André Massaro
MoneyFIT
19 :40 - 20:30
Coaching : Despertando seu poder Pessoal
José Roberto - Presidente do IBC
IBC - Instituto Brasileiro de Coaching
18:50 - 19:40
Cemig: Empresa Lider no Setor Elétrico
$
Luciano Bucek
Relacões com Investidores
19:20 - 20:10
Quebrando os Códigos da Riqueza
(Como a Sociedade Impede Você de Ser Rico)
Richard Rytenband
Economista e Professor de finanças
19:30 - 20:20
Dicas para fazer sobrar dinheiro
Luis Carlos Ewald
Sr. Dinheiro
19:20 - 20:10
Gestão de patrimônio familiar eficaz
Alberto Monteiro Barroso de Sousa
GPF Consultoria
19:20 - 20:10
Quer mudar de vida?...Experimente enriquecer!
Augusto Sáboia
Consultor
19:10 - 20:00
Como passar de Devedor para Investidor. Um guia de finanças pessoais
Fabio Sousa
Consultor
Grade sujeita a alteração sem aviso prévio. Como não há reservas, os assentos serão ocupados na ordem de chegada.