segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Análise gráfica - Sempre em busca de conhecimento

Na manhã deste sábado, 25/08, no auditório da BM&FBovespa, tive o prazer de participar  da palestra sobre análise gráfica ministrada por Raphael Figueredo.
Ele falou sobre o que é análise gráfica, tendências, padrões de reversão, estratégias operacional e muito mais ... Tirou as dúvidas de cada participante, não deixando ninguém sem resposta. Para fechar com "chave de ouro", falou sobre DISCIPLINA.
Ainda contribui com a instituição beneficente Instituto LALEC (Levando um pacote de fraldas e uma lata de leite).
Obrigada Raphael Figueredo, Maria Claudia Costa, Rafael Garrido e Icap por nos proporcionar este evento!








quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Síndrome da barata tonta

Você conhece?

Li no blog da ADVFN, gostei! Não sei quem é o autor ...


"Um mal tão pernicioso quanto o efeito manada é a “Síndrome da barata tonta”. Sim, isso mesmo, Síndrome da barata tonta !!!!!
Esta síndrome afeta geralmente investidores com pouco conhecimento de mercado, os quais tem aversão exacerbada ao risco, ou melhor, aversão à tomada de decisão, preferem sempre estar na defensiva e não tomar decisão alguma.
Os afetados por essa síndrome geralmente tem comportamento totalmente apático e apresentam visão míope e distorcida do mercado, apresentam comportamento neurótico e tem complexo de perseguição, podendo chegar a crises de pânico. Vejam abaixo o comportamento dos afetados por essa terrível síndrome:
Quando o mercado está em tendência de baixa reclamam por não saber se o fundo do poço chegou, também não gostam de operar vendido, o risco é grande, a operação é mais complexa, e se o mercado der uma virada…. ai ai ai ai…….
Se o mercado está de lado também reclamam, pois dizem que é praticamente impossível operar sem tendência, onde já se viu isso, santa indecisão, não dá para operar vendido e nem comprado……
Com tendência de alta também é perigoso, os indicadores técnicos estão esticados, ficar operando perto de resistências é complicado, será que vai ser um falso rompimento, deve ser um pega trouxa, coisa de tubarão para pegar sardinha !!!!!
Os afetados por essa síndrome são eternos descontentes e são pessoas desagradáveis, duvidam de tudo e de todos, não acreditam na análise técnica, também acham infundados os conceitos da análise fundamentalista, noticiário é matéria paga (muitas vezes acho isso também…rsrsrsrrs).
Os baratas tonta não acreditam nos STOPS, acham que os mesmos não servem para nada, sempre disparam na hora errada e quando é para disparar são furados….
A cura para essa implacável enfermidade é a informação!!!! Invariavelmente os “baratas tontas” tem pouco ou quase nenhum conhecimento sobre mercado financeiro, tomaram umas lambadas e desenvolveram síndrome do pânico com relação à renda variável.
Cuidado, o destino dos baratas tontas é tomar sapatada !!!!! Para não ser afetado por essa síndrome estude e não seja preguiçoso, a preguiça é uma característica dos baratas tontas."

                                                       




Trader de sucesso - Disciplina

Sábias palavras Bo Williams e Maria Alice Fontes


"Talvez disciplina seja a virtude mais importante para um trader de sucesso. O mercado é um ambiente caótico. Para ganhar, o trader precisa ter uma perspectiva sólida e consistente. Depois de dominar a matemática e a psicologia, operar no mercado se torna um exercício de acreditar, pensar e executar na mesma maneira...sempre. Isso requer bastante disciplina!

Depois de entrar num trade, às vezes o preço enrola. Isso cria muitas tentações para duvidar se você está no caminho certo. Quando um trade está dando certo, o preço pode ir muito longe. Isso cria tentações para realizar lucros, muitas vezes antes da hora. Um bom trader tem a paciência necessária para deixar o preço trabalhar. Ele fica no trade até o próprio preço sinalizar a saída."