sexta-feira, 30 de março de 2012

Os axiomas de Zurique

Você sabe o que é axioma?

"Na lógica tradicional, um axioma ou postulado é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades (dependentes de teoria)." (Wikipédia)

"Princípio evidente por si mesmo, particularmente em matemática. O matemático grego Euclídes definiu o axioma como uma noção comum, ou seja, uma afirmação geral aceita sem discussão. Um exemplo de axioma é: "a parte é menor que o todo".(dicionário online de português)


Os Axiomas de Zurique
Max Gunther

" A expressão Axiomas de Zurique foi cunhada num clube de suíços que operavam em mercadorias e ações, e que se estabeleceu à volta de Wall Street, depois da Segunda Guerra Mundial."
"Atenção: ao primeiro contato, os Axiomas são um pouco assustadores. Não são do tipo de conselhos sobre investimentos que a maioria dos assessores costuma oferecer. Na realidade, contradizem alguns dos mais estimados clichês da indústria do aconselhamento financeiro."

Veja dica de outros livros, não para ficar rico, mas para uma educação financeira:

http://economia.ig.com.br/financas/meubolso/livros-que-voce-deve-ler-para-ficar-rico/n1597563724993.html


quinta-feira, 29 de março de 2012

Estratégia de investimento

"Você já parou para pensar se é possível importar estratégias que utiliza em sua profissão para os seus investimentos? Esse pode ser um bom ponto de partida para desenvolver o seu plano de voo na bolsa."

Marcelo Coutinho é sócio-presidente do YouTrade e piloto privado de avião.  Escreveu uma matéria interessante para o Valor comparando a o ato de voar com o de investir em ações.
Vale a pena ler na íntegra!


O que se pode aprender sobre investimentos com um piloto de avião 

Há cinco anos eu sou aviador. Nesse período, pude constatar o quanto o ato de voar e o de investir são semelhantes. Percebi que investidores podem aprender muito com pilotos.
A primeira característica que os relaciona é o fato de que ambos precisam ser exímios planejadores e estrategistas. Se um piloto pretende voar amanhã ele precisa começar a preparar o voo ainda hoje. E isso inclui planejar a rota primária e as alternativas (essenciais), checar as condições meteorológicas e ter uma boa noite de sono.
Quanto ao investidor, o que dorme tranquilo é o que tem sua estratégia para o dia seguinte já encaminhada. Sabe quais são os ativos que estão em um momento interessante, pois analisou seu fechamento, está informado a respeito do noticiário e acompanhou o desempenho dos principais índices e indicadores mundiais.
A pergunta que você precisa se fazer é: se um avião não pode decolar caso o piloto não tenha em mãos as informações prévias que precisa, por que você acha que um investidor deveria operar se não se preparou adequadamente?
No dia seguinte, antes de entrar no avião o piloto faz o "nacelle" (voo mental), que consiste em pensar sobre como será o voo e preparar o organismo para as situações que podem vir a acontecer de errado quando estiver no ar. Além disso, ele verifica o motor, combustível, parte elétrica, mecânica, trens de pouso, etc.
Na bolsa, a lógica é a mesma. É hora de olhar novamente para o mundo, fazer uma leitura do que aconteceu na Ásia, do que está acontecendo na Europa e acompanhar as notícias que vêm desses continentes. Após isso (e antes do pregão abrir no Brasil), o investidor já tem que saber quais operações irá fazer.
No caso de não operar com frequência por ser um adepto da análise fundamentalista, por exemplo, a lógica precisa ser a mesma. A única diferença é que o horizonte de tempo destinado a fazer as análises será estendido e aprofundado sobre questões mais específicas, relevantes às empresas e setores que está interessado.
O próximo passo antes de decolar é tirar o avião do estacionamento e posicioná-lo na cabeceira da pista. No trajeto, as funcionalidades da aeronave (freio, leme, profundor, instrumentos, rádio, visibilidade e painel) precisam ser verificadas. Já o percurso do investidor até a abertura do mercado consiste em recordar e se assegurar de que o que definiu ontem ainda é válido hoje. Fora isso, precisa checar sua plataforma e deixá-la configurada de forma adequada.
No momento da decolagem o aviador precisa se sentir seguro sobre o que está fazendo e ter o plano de voo e o GPS à sua frente. A mensagem que vem dos ares para o investidor é que enquanto o piloto voa ele apenas segue o que foi estruturado previamente.
Não faz manobras inesperadas ou muda seu trajeto. Só sai da rota quando algum imprevisto (como uma tempestade) ocorre. Mas ainda assim ele conta com a segurança de ter o plano B já definido em seu plano de voo. Ou seja, a chuva ou qualquer outra adversidade não tende a ser um grande problema. O investidor jamais deve operar sem ter se preparado antes. Esqueça a ideia de abrir a plataforma para "ver se encontra algo interessante para operar".
Ainda durante o voo, o piloto verifica com frequência a altitude, velocidade, gasolina, temperatura do motor, pressão do óleo e parte elétrica. Na bolsa, é importante monitorar se o mercado virou ou se está dando sinais de que o fará e, também, verificar as notícias relevantes. Uma queda no preço do minério de ferro pode mudar tudo caso esteja pensando em comprar uma mineradora, por exemplo.
O avião tem alguns instrumentos que mostram quando algo pode não estar funcionando bem. Um indicador no painel exibe o consumo de energia da bateria. Um problema ali pode significar a perda da parte elétrica. Ou seja, nada de rádio nem "flaps". Lá se foi a comunicação com a torre de controle. O principal indicador do investidor é o desempenho e a tendência das bolsas internacionais, que muitas vezes têm o comportamento seguido pelo Ibovespa. Se perder visibilidade com o mundo externo, o investidor está fadado a entrar em procedimento de emergência.
O acompanhamento da atividade econômica mundial vai ajudá-lo a saber se o plano que estabeleceu está saindo conforme o esperado. Caso não esteja, o plano emergencial precisará ser posto em prática: "stopar", lançar opção, reduzir posição e até mesmo trocar ativos por outros de menor risco são algumas ações de emergência. Isso tudo já deveria constar em seu planejamento prévio.
Eu encerro por aqui por falta de espaço, mas quero que saiba que há muito mais para aprender com o universo da aviação. Aproveito o espaço, ainda, para propor um desafio. Você já parou para pensar se é possível importar estratégias que utiliza em sua profissão para os seus investimentos? Esse pode ser um bom ponto de partida para desenvolver o seu plano de voo na bolsa.





quarta-feira, 28 de março de 2012

Tubarão à vista !

Olha que interessante este aplicativo do blog.
As "sardinhas" seguem a seta. Clicando no mouse você as alimentam.

Fica a dica (Palestra gratuita)



Meu marido sempre diz: Para ter $uce$$o na vida use a sua inteligência e a que puder pegar emprestada! Vamos estudar?

Gratuito (internet)

André Moraes
PSICOLOGIA PARA OPERAÇÕES DE CURTO PRAZO

Palestra dia 29 de março as 20h30

O Aspecto Emocional é de grande importância nas operações de curto prazo. Veja quais são os cuidados que devemos tomar no nosso dia a dia como operador de mercado.

https://www3.gotomeeting.com/register/993804254


*  O link estará aberto a partir das 18:00 horas e apenas os 100 primeiros conseguirão assistir.



terça-feira, 27 de março de 2012

Leão! Vai tentar fugir?


Já falei de Tubarão, sardinha, touro, urso, carneiro e porco. Agora chegou a vez dele, o rei da selva, o temido: Leão.
"Todas as corretoras oferecem, ao final de cada ano, o informe de rendimentos relativo às operações de seus clientes, para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual. Todas as operações, bem como ganhos e perdas, devem ser informadas ao Leão anualmente."
São obrigados a declarar o Imposto de Renda Pessoa Física quem realizou operações em Bolsas de Valores, de Mercadorias, de Futuros e assemelhadas.

Vale a pena ler na íntegra, esta matéria da Exame.com "As corretoras que ajudam o investidor a calcular o IR"
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imposto-de-renda/noticias/as-corretoras-que-ajudam-o-investidor-a-calcular-o-ir?page=1&slug_name=as-corretoras-que-ajudam-o-investidor-a-calcular-o-ir



domingo, 25 de março de 2012

Jogo de bicho ??? Wall Street e seus animais ...



“ Wall Street tem esse nome por causa de um muro (wall) que impedia os animais domésticos de se afastarem demais do assentamento existente na ponta de Manhattan. O fato é que o legado rural perdura na linguagem dos investidores. Quatro animais, em especial, são mencionados com muita frequência em Wall Street:
Touros (bulls), ursos (bears), porcos (hogs) e carneiros (sheep). Os operadores de mercado dizem:

Os touros ganham dinheiro, os ursos ganham dinheiro, mas os carneiros são abatidos.

O touro luta arremessando o adversário para o alto com os chifres. O touro é o comprador – pessoa que aposta na alta do mercado e lucra com o aumento dos preços.
O urso luta derrubando o adversário com as patas. O urso é o vendedor – alguém que aposta na baixa do mercado e lucra com as quedas.
Por serem gulosos, os porcos são abatidos quando operam no mercado para satisfazer sua intemperança. Alguns porcos compram ou vendem posições grandes demais para eles e são massacrados por uma pequena mudança adversa. Outros mantem durante muito tempo suas posições – ficam esperando que o lucro aumente, mesmo depois da reversão da tendência.
Os carneiros são seguidores passivos e medrosos de tendências, de dicas e gurus. Ás vezes, usam chifres ou peles e se exibem como touros ou ursos. Reconhecem-se os disfarces pelos grunhidos e balidos, quando o mercado se torna volátil.”
                                                                                                                               
  (Alexander Elder)





Quem é Alexander Elder ?

"O Dr. Alexander Elder é um investidor profissional em bolsa de valores; especialista de classe mundial em análise técnica e psiquiatra atuante. Na opinião do autor, o sucesso nas operações de mercado baseia-se em três palavras começadas com M, em inglês Mind ( mente), Method (método) e Money (dinheiro). "

"Alexander Elder nasceu em Leningrado (São Petersburgo) e foi criado na Estônia, onde cursou a Faculdade de medicina aos 16 anos. Sete anos depois, trabalhando  como médico a bordo de navios, fugiu de uma embarcação soviética na África e recebeu asilo político nos Estados Unidos. Continuou a trabalhar como psiquiatra na cidade de Nova York, atuou como editor de livros no The Psychiatric Times, e lecionou na Columbia University. Depois de envolver-se em operações nos mercados financeiros, publicou mais de 50 artigos, softwares e resenhas de livros, além de atuar como palestrante em muitos seminários. Em 1988, fundou a Financial Trading Seminars, Inc., Instituição Educacional para investidores em mercado financeiros."

(Como se transformar em um operador e investidor de sucesso)


Como você vê o mercado?

Alexander Elder vê assim:


" Quando se analisa o mercado, o que se examina, na verdade, é o comportamento da multidão. As massas se comportam da mesma maneira, em diferentes culturas, em todos os continentes."

"A multidão pode ser burra, mas é mais forte do que você. As massas têm o poder de criar tendências. Jamais vá contra uma tendência."

" A análise técnica é psicologia social aplicada. Seu objetivo é identificar tendências e mudanças no comportamento das multidões, a fim de tomar decisões inteligentes sobre as operações no mercado."

(Como se transformar em um operador e investidor de sucesso)



Você investe a longo prazo?




Acionista fiel da Apple fica rico e segue com ações
"Quando Anton Marinovich fez 18 anos, sua avó deu-lhe US$ 1.000 com a instrução de investi-los nos mercados de ações. Ele escolheu a Apple. Dezessete anos depois, seu investimento vale mais de US$ 240 mil e vai render mais de US$ 1.000 por trimestre por meio do novo plano de dividendos da empresa."


Vale a pena ler na íntegra
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,acionista-fiel-da-apple-fica-rico-e-segue-com-acoes--,853040,0.htm#bb-md-noticia-tabs-1


sexta-feira, 23 de março de 2012

Procurando um bom analista?



“Como o twitter pode ser o seu melhor analista de ações”

Vale a pena ler na íntegra!
http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/como-o-twitter-pode-ser-o-seu-melhor-analista-de-acoes?page=2&slug_name=como-o-twitter-pode-ser-o-seu-melhor-analista-de-acoes


Oração do investidor


Sexta-feira! Momento descontração ....

"Warren Buffett nosso que estás no Texas, santificado seja o nosso stop, venha a nós o nosso lucro, seja feito vosso pull back, assim no Down como no IBOV. A Petro nossa de cada dia nos cai hoje; aumentá-las com nossas ofertas, assim como nós perdoamos o investidor vendido, e não nos deixeis cair em gap, nos traga o capital. Amém."


Bom final de semana !


quinta-feira, 22 de março de 2012

Começou aos 16, quebrou aos 18 , aos 23 fundou a empresa que tem hoje 8 bilhões em carteira


“José Carlos Magalhães começou a investir aos 16, quebrou aos 18 e aos 23 fundou a Tarpon, que tem R$ 8 bilhões em carteira; ele fala de sua estratégia de crescimento”
(Danielle Brant, iG São Paulo | 21/03/2012 05:32).

O que mais me chamou a atenção nesta matéria, não foram os números, mas uma palavra:
NEUROCIÊNCIA.  Embora o texto não seja para explicar o que é, mostra o grande interesse deste homem bem sucedido. Será a chave para o sucesso?

“José Carlos não é muito de expor sua vida pessoal. Mas, quando o assunto é neurociência, o executivo não se furta a falar. “Tenho lido bastante coisa sobre o assunto, ajuda a entender como o cérebro se molda. Li ‘How we decide’ (de Jonah Lehrer), ‘Thinking, Fast and Slow’ (de Daniel Kahneman)”, conta.”

quarta-feira, 21 de março de 2012

A história da crise financeira


Para refletir ... mais uma daquelas histórias interessantes que encontramos na internet :

"Um homem vivia na beira da estrada e vendia cachorros-quentes. Não tinha rádio, TV nem internet e, devido a uma deficiência visual, também não podia ler. Em compensação, vendia bons sanduíches.

Para alavancar as vendas, colocou um cartaz na beira da estrada, anunciando seus cachorros-quentes, e ficou por ali, gritando quando alguém passava: “Olha o cachorro-quente especial!”. E, dia após dia, as pessoas compravam mais e mais.

Com isso, aumentaram os pedidos de pão e salsicha, e ele acabou construindo uma mercearia. Então, ao telefonar para seu primogênito e contar as novidades, o filho disse:

— Pai, o senhor não tem ouvido rádio ou lido jornais? Há uma crise muito séria, e a situação internacional é perigosíssima!

Diante disso, o pai pensou:

— Meu filho é universitário, acessa a internet diariamente e lê jornais, portanto, deve saber o que está dizendo.

Então, reduziu os pedidos, tirou o cartaz da beira da estrada e não ficou por ali, oferecendo seus cachorros-quentes. As vendas caíram do dia para a noite. Resignado, ligou para o filho e disse:

— Você tinha razão, meu filho, a crise é muito séria! "



terça-feira, 20 de março de 2012

As notícias



Quem nunca se sentiu tentado a comprar uma ação quando lê uma notícia muito boa sobre uma empresa?

Lendo ” A bolsa para Mulheres”, de Sandra Blanco,  me deparei com o item:  “As notícias”. Veja que interessante:

“  Queridas, não  pude  me  conter  e  parei  para  comparar  a  manchete de ontem do jornal  O Globo e a de hoje, do jornal Valor. Ramona Ordonez (caderno de economia de O Globo) coloca em manchete “Lucro da Petrobras caiu 20% no 1º semestre. O Valor de hoje, na reportagem de Cláudia Schuffner, coloca em manchete “ Petrobras tem lucro de R$ 6,8 bilhões”.

Interessante é que as duas são mulheres, as duas estão falando a verdade, mas o modo como enfocam é bem diferente... ( Vânia 14/08/07)”

Fica a dica: Não tome decisões só por notícias, até porque quando ela é publicada, muita gente já a conhecia!



Qual moeda você escolheria?




"Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. "Eu sei" - respondeu o tolo assim: "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda". Pode -se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa. A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é. A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história? A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda. Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos."
( Arnaldo Jabor )


Boa noite!





Quando o dinheiro circula e há crédito ...


Outra história antiga, mas que vale a pena recordar...


"Numa cidade, os habitantes, endividados, estão vivendo às custas de crédito.
Por sorte chega um gringo e entra no único hotel.
O gringo saca uma nota de R$100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.
Enquanto o gringo vê o quarto, o gerente do hotel sai correndo com a nota de R$100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
O açougueiro, pega a nota e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo.
O criador, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário para liquidar sua dívida.
O veterinário, com a nota de R$100,00 em mãos, vai até à zona pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise essa classe também trabalha a crédito).
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde levava seus clientes; e como ultimamente não havia pago pelas acomodações, paga a conta de R$100,00.
Nesse momento, o gringo chega novamente ao balcão, pede sua nota de R$100,00 de volta, agradece e diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade.

Ninguém ganhou um vintém, porém agora todos saldaram suas dívidas e começam a ver o futuro com confiança!"

Bom dia !!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

“Por quê a Psicologia do Trader é importante para você?


Boa noite!

No texto que escrevi “ Razão x Emoção”, deixei claro que era apenas o meu ponto de vista, pois não sou psicóloga. Mas para que vocês fiquem bem informados, falei com a Dra., Maria Alice Fontes,( PhD; psicóloga; mestre e doutora em psicologia; diretora da Plenamente Serviços de Saúde; especialista em dependência química e psicologia da saúde) que autorizou a publicação de seus textos.  Muito obrigada Maria Alice, é de grande valia suas publicações. Admiro seu trabalho!


“ Por quê a Psicologia do Trader é importante para você?


Atraídos por promessas falsas e enriquecimento rápido, cada vez mais investidores entram no mercado de forma totalmente despreparada. Eles geralmente começam a estudar análise técnica, acreditando equivocadamente que podem aprender a dominar um gráfico de preços. Acreditam que se o fizerem, irão acertar sempre e ficarão ricos rapidamente.
Operadores novatos tentam aprender dezenas de teorias complexas e centenas de indicadores. Neste processo, ficam muito confusos e paralisados com a quantidade de informação. Quando uma oportunidade de operação aparece, a dúvida e o medo tira a capacidade de decisão e faz com que as repostas sejam todas emocionais e impulsivas. Eles se perdem dentro do seu próprio caos pessoal e os resultados são geralmente catastróficos.
A maioria dos operadores tem pequena compreensão a respeito da matemática do mercado ou da gestão de risco de capital. Eles arriscam muito, acima de suas possibilidades de capital isso aumenta bastante as chances de perderem tudo.
O fator mais importante no sucesso de um trader não é um gráfico, não é a matemática, mas ele mesmo, seu próprio controle psicológico.
Trading é um jogo de estatísticas. Para vencer é preciso encontrar uma vantagem matemática e aplicá-lo repetidamente. Os operadores podem saber tudo sobre análise técnica, gestão de risco e de capital, mas se ele não conseguir executar o seu plano perfeitamente em todos os sentidos, as chances de perder aumentam consideravelmente.
Um operador bem sucedido deve ter uma série de virtudes. Deve ser disciplinado, prudente, equilibrado. Ele deve sempre acreditar, pensar, sentir e agir de maneira a fortalecer o seu sistema e a sua estrutura psicológica.

Vale a pena ler na íntegra!

http://www.psicologiadotrader.com.br/trader/oque-e-psicologia-do-trader.php


"Operar o mercado é um exercício de humildade"


Tenho “fome”  de conhecimento. Acredito que só através dele podemos ser bem sucedidos.
Ontem, navegando na internet, li um texto do Leandro Ruschel  “ O especulador e o executivo” , que traduz bem a incapacidade de controlarmos  o mercado, mas mostra também que podemos aprender com ele. Imediatamente, escrevi para ele e pedi permissão para colocar um trecho aqui. Obrigada Leandro, por compartilhar neste espaço a sua experiência.

“...Como traders aprendemos na prática que não temos controle sobre todas as variáveis em jogo. Na verdade, existem alguns poucos aspectos que podemos controlar durante um trade, entre eles o risco que vamos correr, o ponto que entramos no mercado e o ponto onde realizaremos a saída. Não temos controle sobre o movimento dos preços. Podemos apenas identificar os caminhos mais prováveis e operar a favor da situação mais provável, cortando logo os prejuízos quando o mercado faz o movimento menos provável.
... Operar o mercado é um exercício de humildade. Nós não temos conhecimento de todas as variáveis em jogo, tampouco sabemos o que acontecerá no futuro.
Antes de tentar controlar a realidade, não seria mais fácil aceitar a nossa incapacidade de antecipação e trabalhar mais no controle dos riscos que estamos correndo e na velocidade maior de reação conforme os acontecimentos se desenrolem?”


Vale a pena ler na íntegra!


http://www.leandrostormer.com.br/View/Publico/forumLSTopico.aspx?id=56161&hash=587893310






domingo, 18 de março de 2012

Gurus


O que mais vejo nas redes sociais, é gente achando que é analista de mercado.
Verdadeiros “gurus” !
Como escreveu Alexander Elder:  “ Dentre os milhares de analistas de mercado, alguns sempre tiram a sorte grande em algum momento da vida, do mesmo modo como um relógio parado mostra a hora certa duas vezes por dia”
Aqui no Brasil existem vários analistas e consultores excelentes. Profissionais gabaritados, que falam e mostram o que fazem!
Não se deixem influenciar por pessoas que se dizem “analistas” e ficam aterrorizando em fóruns e chats. Fiquem espertos !!!
Termos como: ” Vai subir como um foguete “ ou “Cuidado, essa empresa vai quebrar”, já mostra o amadorismo desta pessoa que se diz experiente.

Gente, bola de cristal não existe!





A história dos macacos ...

A história dos macacos é antiga, mas é bom nunca esquecer ...

"Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos. O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria $20 por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.

Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para $25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça. O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por $50! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.

Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões: "Olhe todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50 cada."

Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente. Eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados."

Bom domingo!

sábado, 17 de março de 2012

Razão x Emoção


No mercado financeiro, existe uma lenda do tubarão e das sardinhas.
O Tubarão é o grande investidor, tem bastante dinheiro e por isso "domina" o mercado.
Já as sardinhas, pequenas investidoras, são as pessoas físicas, com capital reduzido e que sempre são engolidas pelo feroz tubarão.

O sonho de toda sardinha.... é virar tubarão.

Não sou psicóloga, mas no meu ponto de vista, o que diferencia o tubarão da sardinha, não é só tamanho de sua conta bancária, mas também o controle emocional.
EMOÇÃO:
A sardinha já entra no mar revolto, perdendo. Olha o book de ofertas, o papel subindo rapidamente, todo mundo dando lance de compra e acaba ficando louca com aquela oportunidade... 
Assim como a sardinha, você depois de muito pensar em enviar a ordem de compra de uma ação, consegue faze-lo com as mãos trêmulas e suando, com aquele friozinho na barriga, muitas vezes já perdeu o ponto de entrada, porque o papel já subiu demais e paga mais caro por isso. Você não preparou nenhuma estratégia, não viu qual era o preço de entrada, o stop, o preço para vendê-lo. Você não fez o “gerenciamento de risco”! Agiu com emoção, seguindo a multidão!
Além do mais, você tem que pagar a taxa de corretagem e os emolumentos. Assim, já entra na operação devendo... Ah! E tem muitas corretoras que ainda cobram a taxa de custódia. E, dependendo dos seus ganhos, você ainda tem que pagar o imposto de renda! Aff ...
RAZÃO
O tubarão já esta preparado. Ele conhece as águas por onde nada, e já fez a lição de casa. Já sabe por quanto vai comprar e por quanto vai vender. Já colocou sua ordem de compra muitas vezes antes de abrir o mercado; o seu “stop” se a operação não der certo; ele já sabe o que fazer. Ele age com a razão! Não se deixa influenciar pela multidão.

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o” 
(Os axiomas de Zurique)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Controle emocional

Sucesso nos investimentos... é o que todo mundo busca. Rendimentos acima da média, ganhos cada vez maiores, ficar milionário! Pois é, tem gente até que acredita em milagres ... 
Esqueça ... Ganhar dinheiro dá trabalho, faze-lo render mais de 0,5% ao mês com certa segurança, não é fácil!  Se alguém te prometer rendimentos acima da média, desconfie! 


http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/analista-de-sistemas-engana-colegas-com-promessa-de-dinheiro-facil/1860051/


Mas se você quer algo que nunca teve, deverá fazer algo que nunca fez. 
Já pensou em investir em ações?  Isso pode ser fascinante, desde que você tenha disciplina e controle emocional.

Tá parecendo difícil? Não é ... é contagiante.

O Dr. Alexander Elder ( investidor profissional em bolsa de valores; especialista em análise técnica e psiquiatra atuante) escreveu:

" ...seu sucesso ou fracasso depende de sua capacidade de usar o intelecto em vez de agir com base nas emoções. O investidor que se sente eufórico quando ganha e deprimido quando perde não consegue acumular patrimônio, pois se deixa levar pelas emoções."