sábado, 17 de março de 2012

Razão x Emoção


No mercado financeiro, existe uma lenda do tubarão e das sardinhas.
O Tubarão é o grande investidor, tem bastante dinheiro e por isso "domina" o mercado.
Já as sardinhas, pequenas investidoras, são as pessoas físicas, com capital reduzido e que sempre são engolidas pelo feroz tubarão.

O sonho de toda sardinha.... é virar tubarão.

Não sou psicóloga, mas no meu ponto de vista, o que diferencia o tubarão da sardinha, não é só tamanho de sua conta bancária, mas também o controle emocional.
EMOÇÃO:
A sardinha já entra no mar revolto, perdendo. Olha o book de ofertas, o papel subindo rapidamente, todo mundo dando lance de compra e acaba ficando louca com aquela oportunidade... 
Assim como a sardinha, você depois de muito pensar em enviar a ordem de compra de uma ação, consegue faze-lo com as mãos trêmulas e suando, com aquele friozinho na barriga, muitas vezes já perdeu o ponto de entrada, porque o papel já subiu demais e paga mais caro por isso. Você não preparou nenhuma estratégia, não viu qual era o preço de entrada, o stop, o preço para vendê-lo. Você não fez o “gerenciamento de risco”! Agiu com emoção, seguindo a multidão!
Além do mais, você tem que pagar a taxa de corretagem e os emolumentos. Assim, já entra na operação devendo... Ah! E tem muitas corretoras que ainda cobram a taxa de custódia. E, dependendo dos seus ganhos, você ainda tem que pagar o imposto de renda! Aff ...
RAZÃO
O tubarão já esta preparado. Ele conhece as águas por onde nada, e já fez a lição de casa. Já sabe por quanto vai comprar e por quanto vai vender. Já colocou sua ordem de compra muitas vezes antes de abrir o mercado; o seu “stop” se a operação não der certo; ele já sabe o que fazer. Ele age com a razão! Não se deixa influenciar pela multidão.

Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o” 
(Os axiomas de Zurique)

Nenhum comentário:

Postar um comentário